Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Sunday, February 23, 2014

Você um dia vai ser rico!

A blogosfera das finanças vem postando ultimamente ótimos posts:

Seja o Uorrem com seu novo ranking, análises de empresas e projeções de tempo dos futuros milionários. Seja o Economicamente Incorreto com sua analise mais simplória do Buy&Hold, porém muito reveladora. Ou seja o Dimarcinho com uma puta análise de compras com valuation, com resultados interessantes e corroboradores (é "consolidou minha teoria"... rsrsrs).

Bem, eu já tinha prometido um post análise, para dar um gás na turma também. Acredito sim que no fim das contas trata-se de uma análise interessante. Talvez alguns investidores já tivessem pensado nisso. Talvez alguns já tenham até feito essa comparação. Mas fica aqui o registro dela então. Estamos sempre abertos à discussão. ;)

Onde a "magia" acontece!
A bolsa não é uma ciência exata (assim como a engenharia não é). Ela é muito mais "emocional" do que "racional". Mas isso não quer dizer que não existe uma lógica por trás dela. Para tanto, resolvi analisar de forma estatística, como ela se comporta. Muito interessante observar que EXISTE sim um comportamento por trás dela. Nada muito revelador. Do meu ponto de vista, é a lógica do sistema capitalista. Tem que ter LUCRO, tem que CRESCER!

Vamos lá. Primeiro peguei os dados do IBOV como forma de representar o mercado como um todo (ao invés de pegar uma ação isolada). No Yahoo finance, extraí os valores de fechamento do índice e computei sua variação. Obtivemos:

De 27/04/1993 até 21/02/2014  -  5.154 pregões.

Com esses dados, fiz um histograma com 100 intervalos, porém na tabela abaixo, mostro apenas 50:


De posse desses dados. Chega a hora mais legal.

Primeiro, resumindo a tabela rapidamente, a frequência é relativa ao intervalo entre a linha correspondente e a linha anterior, ou seja, como exemplo, dos 5.154 pregões, 616 tiveram variação entre -0,06% (linha anterior) e 0,44% (linha correspondente) representando 11,95% dos pregões.

Para estes dados, considerando que se comportam como uma distribuição normal, calculou-se:
Média de 0,18%
E Desvio padrão de 2,42%

Plotando esse histograma em um gráfico (em azul), é fácil perceper que as variações do IBOV realmente se comportam de forma muito similar à uma distribuição normal (em vermelho)!

Eixo a direita mostra frequência relativa de cada um dos 100 intervalos.

Se considerarmos que o IBOV realmente se comporte como uma curva gaussiana, isso significa que teriamos 68,2% das variação do IBOV ficando entre -2,24% (0,18% - 2,42%) e 2,60% (0,18% + 2,42%) .
Ou ainda 95,4% de chances (2 sigmas) que fique entre  -4,66% e 5,02%.

Gráfico com valores truncados e percentual dos intervalos no eixo inferior.
O eixo a direita mostra a frequência absoluta de cada intervalo.

O que isso significa? 

Como todos sabemos a bolsa possui uma volatilidade muito grande. Mas no longo prazo, ela possui uma rentabilidade positiva maior do que a rentabilidade negativa!

Como se percebe no gráfico. O IBOV não segue perfeitamente a curva, mas esta muito próxima a ela. Basicamente, teríamos 50% da vezes rentabilidades inferiores a 0,18% e, consequentemente, 50% das vezes, rentabilidades superiores a esse valor. 

Interessante notar ainda que o histograma tende um pouco mais pro lado positivo do que pro lado negativo. Veja o deslocamento do histograma para a direita, em relação a curva gaussiana em vermelho.

No longo prazo é uma estratégia ganha-ganha. O mercado "tem" que crescer. O capitalismo tem que lucrar. Se não, nada justificaria a existência das empresas e das companhias, da forma que existem hoje.

Isso se tratando do IBOV, que nada mais é do que uma representação pobre do mercado, que acaba incluindo ainda péssimas empresas (alo OGX!?). Se pensarmos que investimos em empresas boas, bem fundamentadas, bem geridas. Esse percentual do "ganha-ganha" no longo prazo, tende a crescer.

Acredito, mais do que nunca, que se o governo não entrar em colapso, grande parte de todos nós que seguimos a estratégia do Úorrem, TEI (engrenagens trabalho, ecônomia, investimento - movidos pelo estudo), vamos sim um dia ficar rico!

Rumo à IF!

UTAH!

OBS:
O sentido de riqueza aqui é relativo. Em geral, vai depender do percentual que você poupa. Mas sempre penso também em riqueza relativa ao seu salário. Não adianta ganhar o salário mínimo e achar que pra ser rico tem que ter 1 Bilhão. O que penso é que da pra ter uma quantia relativa ao seu salário, que se você manter o estilo de vida, seria financeiramente independente. Aposto nisso!

OBS2:
Esse post estava nos meus rascunhos desde Janeiro. Ontem 22/02/14, inspirado pelos bons posts que da nossa blogosfera de finanças, eu resolvi voltar a trabalhar no post. Bêbado, acabei por descuido publicando-o incompleto sem querer. Acabou não fazendo sentido e o removi assim que vi. Peço desculpas ao pessoal. Foi burrice minha. Mas obrigado ao anon abaixo. O comentário dele me deu motivação pra terminar esse post hoje, mesmo que de forma simples. Se não...sabe-se lá quando eu ia postar isso.

12 comments:

  1. Técnica suja de trazer visitantes para o site esta de fazer um post sem sentido.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Desculpa anon. Não era esse o intuito.
      Tinha feito esse análise ano passado. Pensei em torna-la em um post em Janeiro. Ontem, incentivado pelo posts que li, pensei em "mandar bala" na postagem. Bebi de mais, me destraí e nem vi que o post tinha sido publicado. Estava até então só nos rascunhos.

      Vou tomar cuidado para que isso não aconteça novamente.
      Foi mal!

      Delete
  2. Desanimou MF? Força cara, tamo acompanhando...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu anon!
      Cara, sério mesmo, se não fosse seu comentário, esse post não saía hoje.

      Comecei a escrever e depois desanimei. Pensei: "ninguém lê esse blog mesmo". Galera nem lembra de me colocar nos rankings... foda!

      Mas acabei publicando por engano incompleto. Quando vi, removi na hora.
      Mas aí você já tinha comentado! Seu comentário, foi o gás que me faltava.
      Completei o post. Podia ter ficado melhor. Mas feito é melhor que perfeito! hehehe

      Valeu anon.
      abraço!

      Delete
    2. Opa vi agora aqui...maneiro! Não fica bolado com competições não, lembra que na verdade a gente tem que usar nos mesmo como parâmetro....É legal ver uma galera dando novo gás aqui pra blogsfera, qlq coisa se ficar muito pesado publica com mais espaço, o maneiro é ver ideias de várias pessoas. Abraço.

      Delete
    3. valeu anon!
      estou indo de acordo com meu ânimo e disponibilidade.
      Pelo menos o mensal do patrimônio é garantido. rsrsrs
      Volte sempre!
      abs

      Delete
  3. Fala, Migrante,

    seguinte, esse seu estudo se encontra, na timeline histórica das finanças modernas isso é extremamente ultrapassado. Mas, foi o ponto de partida. Mas o pior mesmo é: muita gente ainda usa! =O

    O grande problema de usar essa curva são os outliers.

    Outra coisa, se você for considerando isso e outras coisinhas, pode acabar concluindo na HME e, por consequência, não faria sentido fazer stock picking.

    Quando vc for estudando vai perceber isso.... inclusive, será meu próximo tema polêmico: HME! hehehe

    []s!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala dimarcinho!
      Valeu pelos "toques". Realmente não dá pra confirmar que se comporta como uma distribuição normal, apesar da grande semelhança. Seu comentário vai render uma "parte 2" deste tópico. Nada muito elaborado. Só uns "acrescimos".

      Vou continuar estudando chefia. Pena que não possuo o tempo que realmente gostaria de dedicar aos estudos. Mas aos poucos chego lá.

      Seus comentários sempre agregam, caro!
      Volte sempre.
      Obrigado.
      abs

      Delete
  4. Caro colega, gostei do seu blog e vou colocá-lo na minha lista. Gostaria que conhecesse o meu também: http://milionarioportugues.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grande Milionário Português! Obrigado pela honra!
      Já te adicionei no meu blogroll. Depois me adicione no seu.

      Você já esta bem perto de se tornar milionário. Eu ainda vou demorar um pouco. Mas aos poucos chegamos lá.
      Rumo a IF.

      Abraço amigo.
      Volte sempre!

      Delete
  5. A metodologia TEI é de domínio publico, rs, não é minhas, mas posso patenteá-la, rs, será?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prof. Uorrem!
      Escrever livro e tudo! hehehe
      Ou montar um site de investimentos com análises dos ativos e tudo mais... a la Bastter! rsrsrs
      abs!

      Delete